Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Durante as reflexões, foram discutidas a importância de percursos investigativos na escola da infância
No dia 26 de janeiro, a Marina Porto Valente foi palco de um encontro extraordinário que reuniu os dedicados profissionais da Educação Infantil de Nazaré Paulista. Sob a orientação do renomado palestrante Oliver Lima, o evento teve como tema "Documentação Pedagógica na Educação Infantil: Observar, Registrar, Refletir e Comunicar", proporcionando uma experiência inovadora e transformadora.
Alicerçada na pedagogia transformativa, conforme delineada por Formosinho (2007), a abordagem proposta destacou a criança como detentora de direitos, reconhecendo suas competências e valorizando sua voz para moldar a ação pedagógica de forma colaborativa. Diferenciando-se de uma formação docente tradicional na Educação Infantil, o encontro teve como objetivo mobilizar os professores para a escuta ativa das crianças. Esse processo visa explorar o cotidiano infantil como fonte de conhecimento pedagógico, promovendo uma abordagem mais envolvente e participativa.
Durante as reflexões, foram discutidas a importância de percursos investigativos na escola da infância e o papel crucial do professor como mediador das ações das crianças. Estratégias para aprimorar a capacidade de escuta dos adultos foram compartilhadas, junto com exemplos de instrumentais para registros, interpretação desses observáveis e a consolidação da comunicação como uma memória e valor político da educação.
A compreensão da criança como sujeito histórico de direitos, conforme preconiza o Documento Curricular Nacional da Educação Infantil (DCNEI, 2009), foi evidenciada. Nas interações diárias, a criança constrói sua identidade pessoal e coletiva, participando ativamente de atividades como brincar, fantasiar, desejar, aprender, observar, experimentar, narrar, questionar e construir significados sobre a natureza e a sociedade, contribuindo para a produção de cultura.
Outro ponto abordado foi à importância do brincar heurístico e da teoria do jogo de Elkonin, destacando o papel essencial dessas atividades no desenvolvimento infantil. A formação enfatizou ainda a necessidade de encorajar a formação da identidade de cada criança, valorizando sua história pessoal e seus percursos de exploração e descobertas. Isso permitiu ao professor uma conscientização mais profunda sobre seu próprio papel no processo educativo.
Assim, o encontro de professores na Marina Porto Valente transcendeu a categorização de uma simples reunião educacional; foi um marco na busca por práticas pedagógicas inovadoras e centradas no desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil. Este momento inspirador promete ecoar nos corações e mentes desses educadores, refletindo-se positivamente no ambiente escolar e, por conseguinte, na formação das futuras gerações.
.
.
.
.