A Prefeitura de Nazaré Paulista não poupa esforços para proporcionar à população uma cidade cada vez mais limpa e saudável para se viver, investindo em ações de zeladoria e, sobretudo, na coleta organizada de lixo. E para que os territórios se mantenham preservados, o Poder Público faz a sua parte e conta que cada cidadão também contribua, fazendo o descarte correto de resíduos sólidos.
Dentre as medidas adotadas pela Prefeitura, estão a coleta domiciliar diária, com caminhões que rodam toda o município recolhendo o lixo descartado nas portas das casas, empresas e comércios. Contudo, é proibido descartar lixo comum, animais mortos, eletrodomésticos e eletrônicos, resíduos líquidos ou contaminantes.
CONSEQUÊNCIAS DO DESCARTE IRREGULAR
Entretanto, ainda é comum ocorrer descarte irregular de móveis, entulhos de construção, entre outros em espaços como praças, terrenos baldios e vias públicas, provocando prejuízos ao meio ambiente, proliferação de animais peçonhentos, mosquito aedes aegypti, etc. Além disso, todo esse lixo é carregado pelas chuvas e obstruem os dispositivos de drenagem, causando enchentes, e poluem cursos d'água, afetando a vida de comunidades inteiras.
Atualmente, uma parcela importante do orçamento de Serviços Urbanos é utilizada para recolher o lixo irregular. Ou seja, gasta-se mensalmente com ações para combater um problema que pode e deve ser evitado pela população.
DESCARTE IRREGULAR É CRIME
De acordo com a legislação municipal 324/94, Art. 2º e Art. 232º da Lei complementar 43/2017 Inciso 6º, a prática de descarte irregular de lixo em via pública é crime passível de multa que varia de 10 UFMs a 100 UFMs (R$ 35,64 valor atual da UFM). A população pode denunciar através do telefone (11) 4597-1526 e ainda pela ouvidoria do município: https://4et.us/_ouvidoria
Nazaré Paulista