A Prefeitura de Nazaré Paulista, por meio do Departamento de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com CATI Regional Bragança Paulista, realizou na Câmara Municipal, a palestra ministrada pelo médico veterinário da Casa da Agricultura local, Walmir Carmino Pisciottano.
Os principais temas abordados foram: - animais peçonhentos de importância no Brasil: serpentes, escorpiões, aranhas, lagartas peçonhentas, como o mandrová; identificação e diferenciação; e sintomas e riscos potenciais.
A palestra contou com a presença de produtores rurais; representantes das Departamentos Municipais de Saúde, Agricultura, Comunicação e população.
A realização da palestra se justifica devido ao aumento do aparecimento desses animais, tanto na área rural quanto na área urbana, que, por definição são aqueles que possuem estruturas especializadas, como espinhos, dentes e ferrões, para injetarem as substâncias tóxicas em suas presas, ou seja, apresentam estruturas capazes de inocular o veneno que produzem.
“Apesar de sempre ter existido, nos últimos tempos identificamos um aumento acentuado, que parece ser reflexo das mudanças climáticas”, avalia Pisciottano
“ É muito importante que os profissionais de saúde, de extensão rural, da educação e a população em geral tenham conhecimentos mínimos sobre cuidados e prevenção de riscos, bem como os procedimentos em caso de acidentes e emergências”, concluiu Araci Kamiyama, especialista ambiental da CATI de Nazaré Paulista.
Nazaré Paulista