Prefeitura participa de Fiscalização Integrada, com remoção de barracas clandestinas na beira da represa em Nazaré Paulista

Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 11 de Maio de 2022


Prefeitura participa de Fiscalização Integrada, com remoção de barracas clandestinas na beira da represa em Nazaré Paulista

Na última sexta-feira (06) a Prefeitura Municipal de Nazaré Paulista participou de uma operação especial encabeçada pelo Grupo de Fiscalização Integrada do Sistema Cantareira (Prefeitura, Polícia Ambiental e Sabesp) para de remoção de barracas clandestinas na beira da represa Atibainha em Nazaré Paulista. 

A ação é baseada na lei 15790/2015, esta lei declara a Área de Proteção e Recuperação de Mananciais do Alto Juquery - APRM-AJ, situada na Unidade de Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Alto Tietê - UGRHI 06, como manancial de interesse regional destinado ao abastecimento das populações atuais e futuras, em consonância com a Lei nº 9.866, de 28 de novembro de 1997, que dispõe sobre diretrizes e normas para a proteção e recuperação das bacias hidrográficas dos mananciais de interesse regional do Estado de São Paulo, onde o município de Nazaré Paulista faz parte.

A ação visa proteger e cuidar dos mananciais da invasão das propriedades da Sabesp, além de evitar acúmulo de lixo e detritos, poluindo o meio ambiente e assim, assegurando a fauna e flora da represa. A operação sigilosa culminou na destruição e remoção de 10 barracas ilegais, no local que é conhecido pelos pescadores como, macabro, que fica próximo a Marina Vale dos Manacás, no braço em frente a Marina, por terra entra pelo Bairro do Itinga. O espaço já havia sido descoberto por imagens aéreas obtidas em sobrevoo do grupo, e vistoriado pela Polícia Militar Ambiental.

De acordo com o Prefeito Murilo Pinheiro, o trabalho conjunto garante lisura, suporte e segurança durante a operação. “O grupo de fiscalização integrada conta com representantes de diferentes órgãos em defesa do meio ambiente, especificamente dos assuntos voltados à proteção de mananciais. O apoio da administração municipal é de extrema importância para o devido andamento da operação na cidade. Parabenizo a atuação da equipe e seguimos firmes na defesa do meio ambiente”, destacou o chefe do executivo.

Novas ações serão agendadas para a vistoria e remoção das invasões de propriedade, aplicando a lei 15790/2015 que protege a represa em torno do município de Nazaré Paulista e aplicando as penalidades estabelecidas por lei aos infratores.

Município de Interesse Turístico


Nazaré Paulista