Assistência Social

Assistência Social - Sexta-feira, 03 de Setembro de 2021


Assistência Social

O Programa Criança Feliz foi instituído em 2016, pelo Governo Federal, e implantado em Nazaré Paulista em 2017. O intuito do Programa é promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

O Programa Criança Feliz é um programa intersetorial articulado com saúde e educação. O público prioritário da Criança Feliz tem como público alvo as gestantes, crianças de até 3 (três) anos inseridas no CadÚnico, crianças de até 6 (seis) beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação Continuada) e crianças de até 6 (anos) afastadas do convívio familiar.

Funciona como uma rede de proteção com a integração de vários setores, oferecendo apoio à gestante e à família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais, colaborando no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias, mediando o acesso da gestante e das crianças aos serviços públicos de que necessitam.

Esse trabalho é realizado através de visitas domiciliares pelos visitadores e supervisores do Programa às famílias beneficiárias, orientando o cuidado na inteiração com a criança durante as atividades aplicadas, o fortalecimento de vínculo e capacitando-as para realizar as atividades de estimulação para o desenvolvimento integral da criança desde a gestação. As ações educativas realizadas pelas próprias famílias junto às crianças e as ações realizadas pelas gestantes são acompanhadas e apoiadas pelos visitadores.

 No Município de Nazaré Paulista o Programa Criança Feliz atende em média 150 crianças e o acompanhamento está sendo realizado por 4 (quatro) visitadores e 1 (um) supervisor. Durante o período da pandemia da covid 19, o trabalho realizado pelo Programa Criança Feliz está sendo realizado de forma remota, através de vídeos explicativos que são enviados através de aplicativo de celular, sendo feita a devolutiva das atividades através de fotos e vídeos das crianças. A família/cuidador, responsável direto pela criança é orientada e encorajada para que desenvolvam as atividades e ampliem a capacidade de interagir e de lidar com as necessidades das crianças.

Você que possui o CadÚnico e recebe de meio salário mínimo por pessoa ou até 3 (três) salários mínimos na renda familiar, pode inscrever sua criança no Programa Criança Feliz.

Gestantes, crianças de 0 a 36 meses (3 anos), crianças de 0 a 72 meses (6 anos), beneficiárias do BPC e crianças de 6 anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida protetiva prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Estamos aguardando vocês para que possamos fazer parte dessa fase tão importante no desenvolvimento do seu filho.

Para maiores informações entre em contato com o CRAS.

Fone: 4597-1604 Whatasap 97308-8269

 

Município de Interesse Turístico


Nazaré Paulista