Programa “Oficinas Culturais - formação para o interior” recebe inscrições para atividades de maio

Cultura - Sexta-feira, 23 de Abril de 2021


Programa “Oficinas Culturais - formação para o interior” recebe inscrições para atividades de maio

O programa “Oficinas culturais – formação para o interior”, uma iniciativa do governo do estado de São Paulo, por meio do Departamento de Cultura, Poiesis e Oficinas Culturais está recebendo inscrições para as atividades do mês de maio.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL MAIO/2021 - BLOCO 2

WORKSHOP: MÚSICA ELETRÔNICA: HISTÓRIAS, ESTÉTICAS E EXPERIMENTAÇÕES

Coordenação: Rodrigo de Souza Martins

Data e horário: 12 de maio, das 18h às 20h

Inscrições: até o preenchimento das vagas

100 vagas

Plataforma: Zoom

Público-alvo: a partir de 16 anos

Link para inscrição: https://us02web.zoom.us/.../tZUuf-iuqj4uEtXQS6VgtEHtM80Z...

A partir de um percurso histórico pela música eletrônica e de exemplos práticos de experimentação com softwares de áudio, o workshop propõe um exercício de criatividade, fruição estética e reflexão em torno dos diversos contextos que envolvem a produção e circulação desse gênero musical, englobando diferentes estilos, lugares e épocas, investigando possibilidades técnicas e criativas presentes em obras diversas e experimentando com as múltiplas ferramentas digitais que se apresentam no trabalho com softwares.

Rodrigo Martins é educador e artista multimídia. Desde 2010 atua em instituições culturais, projetos sociais e na educação básica pública, com foco na arte educação e na educação para os direitos humanos. Sua pesquisa/produção artística transita entre música, pintura, linguagem 3D, design gráfico e vídeo. Em 2013 iniciou carreira na música eletrônica autoral e desde então lançou 8 trabalhos independentes entre álbuns, singles e EPs: Será Que Sou Mesmo Abraão? (2013), Batuque Sintético (2014), Pássaros Sônicos (2015), 1985 (2016), Céu de Iansã (2018), Outras Luas (2018),Subsolos EP (2018) e Luz Que me Transborda (2021).

WORKSHOP: A NOVA MULHER DE GRETE STERN

Coordenação: Melissa Szymanski

Data e horário: 17/5, das 14h às 16h

Inscrições: Até o preenchimento das vagas

50 Vagas

Plataforma: Zoom

Público-alvo: a partir de 16 anos

Link para inscrição:

https://us02web.zoom.us/.../tZUkcuCtrzIuE9OIiuxATHulNIzj4...

A Nova Mulher de Grete Stern propõe evidenciar a mulher na arte, e, por consequência, na área de fotografia. Serão mostradas as peculiaridades da trajetória, contextos históricos, e principalmente como a fotógrafa cria, interpreta e realiza uma imagem nas suas diferentes esferas. Após a parte expositiva, haverá um bate-papo com os participantes.

Melissa Szymanski é fotógrafa formada e pós graduada pela FASM - Faculdade Santa Marcelina. Participou de diversos cursos em Milão nas áreas de Fotografia de Moda e Still Life. Trabalhou na Revista Italiana Moda Pelle na execução de editoriais e publicidade. Atua como docente de Fotografia na FASM, IED - Istituto Europeo di Design e no MIS - Museu da Imagem e do Som. Ministrou durante sete anos aulas de fotografia na Escola São Paulo nas áreas de Moda, Noções Básicas e Intermediário. Recentemente foi convidada no primeiro congresso on-line de Fotografia de Moda, abordando o tema: A Fotografia de Moda no Brasil: criação ou cópia? Desenvolve seu trabalho como fotógrafa para agências de modelos, sites e reportagens. www.melissaszymanski.com

OFICINA: [MULTIPLICA] - Teatro Lambe-lambe de sombras

Coordenação: Guilherme Hernandes e João Darte (Varanda Teatro)

Datas e horários: 17, 19, 24 e 26 de maio, das 14h às 16h

Inscrições: 23 de abril a 4 de maio

30 Vagas

Plataforma: Zoom

Público-alvo: a partir de 16 anos

Materiais necessários: Caixas de papelão, caneta, fonte de luz (lanterna do celular ou lanterna pequena), tesoura, estilete, cola quente, papel manteiga ou papel pardo para a tela; papel rígido (cartão, cartolina ou cartonado) para silhuetas; papéis coloridos, tintas (guache, acrílica, etc.) ou retalhos de tecidos para encapar a caixa de papelão; varetas de bambu, fita adesiva, pequenos objetos (talher, moeda, isqueiro, chaves, brinquedos...), plásticos coloridos transparentes (celofane, embalagens, gelatina de refletor, etc).

Link para inscrição:https://forms.gle/NX3Xs7KmTuhKtNSJ9

Em tempos pandêmicos, o grupo Varanda Teatro, de São José do Rio Preto (SP) busca compartilhar suas experiências e saberes através do universo virtual. Esta oficina, ministrada pelos artistas Guilherme Hernandes e João Darte, visa a introdução dos participantes aos princípios básicos do Teatro Lambe-lambe, utilizando-se de técnicas do teatro de sombras. Ao final, cada participante concluinte terá o seu Teatro Lambe-lambe de Sombras

Guilherme Hernandes, bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Barão de Mauá e pós-graduado em Arte, Educação e Terapia pela Faculdade de Conchas, é um dos fundadores, ator, lambelambeiro e diretor artístico da Varanda Teatro. Dirigiu os espetáculos autorais do grupo, onde também foi responsável pela dramaturgia. Como ator, tem pesquisa voltada ao Teatro Lambe-lambe e ao Teatro de Máscaras. Foi iniciado ao Teatro Lambe-lambe sob orientação do artista mineiro Tiago Almeida, do Grupo Girino. Atuou como orientador de artes cênicas no Núcleo de Artes Cênicas do SESI Rio Preto.

João Darte, especializado em Arte Educação e Terapia, é um dos fundadores, ator, lambelambeiro e mascareiro da Varanda Teatro, onde também realiza a direção de produção do grupo. Como ator, tem pesquisa voltada ao Teatro Lambe-lambe e ao Teatro de Máscaras. Estudou confecção de máscaras em couro em Veneza-Itália com o mestre mascareiro Renzo Sindoca. Participou de residência artística com Hajo Schüller, diretor do grupo alemão Familie Flöz e foi iniciado ao Teatro Lambe-lambe sob orientação do mineiro Tiago Almeida. Em 2019 coordenou o MINI - 1º Festival de Teatro Lambe-lambe de Rio Preto.

OFICINA: A NOVA SONOPLASTIA – A Criatividade da Produção Cultural Sonora com Economia Criativa

Coordenação: Marco Prado e Reynaldo Leite

Datas e horários: 17, 19, 24 e 26 de maio - 18h às 20h

Inscrições: 23 de abril a 4 de maio

30 Vagas

Plataforma: Zoom

Público-alvo: a partir de 16 anos

Link para inscrição: https://forms.gle/VhmntsAGg48WTRXq9

Oficina desenvolvida com foco na aprendizagem da nova Sonoplastia na prática: Podcasts Culturais, Vinhetas, Chamadas, Comerciais, Criação de Efeitos Sonoros, Trilhas Sonoras para vários gêneros utilizando tecnologia contemporânea, que possuímos em casa.

Marco Prado é formado em Marketing pela Universidade Mackenzie e especialista em Gestão Cultural Pública, foi Coordenador Operacional da Oficina Cultural Oswald de Andrade, Coordenador Artístico da APAA, Coordenador Artístico da Secretaria de Estado da Cultura, Coordenador de Eventos e Cerimonial da Fundação Padre Anchieta e atualmente Produtor do Centro de Mídias da Educação de São Paulo, programa essencial para a Educação do Estado de São Paulo, transmitindo aulas da rede de ensino do Estado de São Paulo através da TV Cultura. Participou de diversas palestras sobre Cultura, tais como, SIM São Paulo, Festival de Teatro de Curitiba, Festival de Música do Sul (Paraná), Festival de Música Móveis Coloniais (Brasília), Festival Abril pro Rock (Recife) entre outros festivais de relevância na cena cultural brasileira. Fez ao longo de sua jornada profissional, uma carreira sólida e ampla, sempre respeitando o principal objetivo da Cultura, ou seja, seu público.

Reynaldo Leite é radialista e especialista em Broadcasting Television and Digital Media pela UCLA – University of California – Los Angeles, foi professor das disciplinas de Pós-Produção em Rádio, TV e Cinema do Centro de Comunicação e Artes do Senac em São Paulo e da Universidade Bandeirante de São Paulo. Trabalha há mais de 30 anos no mercado audiovisual, onde atuou em emissoras de TV e Produtoras. Foi Coordenador Pedagógico do Instituto de Cinema de São Paulo e Consultor Pedagógico do Instituto Brasileiro de Cinema. É palestrante e professor convidado para ministrar cursos de curta duração em Casas de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura e Fábricas de Cultura do Governo do Estado de São Paulo. É pesquisador independente. Desenvolve Coordena Cursos de formação e Capacitação para produção em Rádio, TV, Cinema e novas mídias.

OFICINA: INTRODUÇÃO AO AUDIOVISUAL

Coordenação: Cleiner Micceno

Datas e horários: 18, 20, 25 e 27 de maio - 14h às 16h

Inscrições: 23 de abril a 4 de maio

30 Vagas

Plataforma: Zoom

Público-alvo: a partir de 16 anos

Link para inscrição: https://forms.gle/JiNZ9CPGBiv6GnuC7

O curso visa facilitar a produção de vídeos digitais passando aos participantes técnicas de gravação com câmeras simples, de modo a mostrar a viabilidade da produção e divulgação de trabalhos pessoais, assim como a história do cinema, ângulos, movimentos, nomenclaturas, símbolos e como ver um filme .

O diretor Cleiner Micceno é documentarista, produtor de videoclipes, músico e escritor. Preside a Academia Sorocabana de Fotografia, Cinema e Vídeo. Foi contemplado por duas vezes com a LINC – Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba, pelos documentários “A História do Rock em Sorocaba” e “Arte Urbana”. Recentemente, foi premiado no Festival de Filmes de Faina, em Goiás, com três curtas produzidos no projeto “Narrativas Fantásticas”, do Programa Oficinas Culturais.

OFICINA: FOTOGRAFIA DIGITAL - PÓS PRODUÇÃO

Coordenação: Bruna Grassi

Datas e horários:

Turma A - 18, 20, 25 de maio - 14h às 16h

Turma B - 24, 26 e 28 de maio - 10h às 12h

Inscrições: 23 de abril a 4 de maio

35 Vagas

Plataforma: Zoom

Público-alvo: a partir de 16 anos

Materiais necessários: requer equipamento fotográfico (câmera digital, celular ou tablet) ou fotografias previamente produzidas; celular ou computador com Software de Edição.

Link para inscrição: https://forms.gle/sGTZHnaxS1GLozPk6

Curso voltado àqueles que querem aprender a fotografar e editar com os seus celulares ou com câmeras DSLR. Com metodologia mista e didática interativa, Bruna Grassi propõem uma imersão ao universo da fotografia digital com qualquer celular que possua câmera voltando o pensamento para a Pós-Produção, edição. Não é necessário ter conhecimento prévio em fotografia.

Bruna Grassi é graduada em Comunicação das Artes do Corpo pela PUC/SP, Mestre em Comunicação e Jornalismo, especialista em Teorias da Imagem. Criadora da Marca e Projeto @FineArtBrazil. Especialista em Fotografia FineArt/pigmentos minerais, desenvolve investigação e trabalhos nas áreas Estudos Fotográficos – técnicas e teorias; Fine Art, LifeStyle, Retratos e Restauração; Ética e Comunicação; A Filosofia da Imagem; A Fotografia na Comunicação; Construções de Imagens de Atores Políticos; A fotografia e os impactos sociais e culturais na Internet; Cyber-ativismo e novos métodos para pesquisa online em imagem, fotojornalismo e comunicação política. Obras Premiadas e Expostas em diversos Países como Brasil, Inglaterra, França, Itália, Sérvia, Bósnia e Herzegovina.

OFICINA: MÚSICA FOLCLÓRICA SUL-AMERICANA - uma viagem pelas práticas típicas e suas transformações na contemporaneidade

Coordenação: Marcos Matturro

Datas e horários: 18, 20, 25 e 27 de maio, das 18h às 20h

Inscrições: 23 de abril a 4 de maio

50 vagas

Plataforma: Zoom

Público-alvo: Interessados em conhecer ou aprofundar seus conhecimentos sobre música latino-americana.

Link para inscrição: https://forms.gle/kwRMbmVy9LZv6AmN7

Nesta oficina, será apresentado um panorama da música sul-americana de origem folclórica e alguns de seus desdobramentos e influências encontrados dentro da música popular e/ou erudita. Em cada encontro serão abordados gêneros musicais de países da América do Sul, através da produção musical de seus principais expoentes. Cada um destes exemplos será contextualizado por meio de sua retrospectiva histórica e das características fundamentais que os identificam.

Marcos Matturo é mestre e doutorando em Performance Musical (violão) pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Atua no Brasil e no exterior como músico e pesquisador, focado no estudo da música latino-americana para violão.

OFICINA: SAMBA - Instrumentos e sua prática no cotidiano

Coordenação: Beto Oliveira

Data e horário: 21 de maio - 14h às 17h

Inscrições: até o preenchimento das vagas

100 Vagas

Plataforma: Zoom

Público-alvo: a partir de 16 anos

Materiais necessários: Os participantes podem utilizar instrumentos tradicionais (pandeiro, tamborim, ganzá, agogô, reco-reco, surdo), bem como instrumentos alternativos.

Link para inscrição:

https://us02web.zoom.us/.../tZItce...

Com sua origem africana, dentro dos instrumentos trazidos pelos escravizados, o samba é a grande riqueza cultural do Brasil. Essa oficina traz de maneira didática e objetiva, a prática de instrumentos básicos da grade de percussão e suas funcionalidades na música brasileira.

Beto Oliveira é músico e percussionista há mais de 20 anos. Em 2003, ingressou na ULM (Universidade Livre de Música), na qual frequentou aulas de percussão popular com o professor Miltinho Brito (sexteto do Jô). Em 2005, inicia sua jornada de estudos de bateria com o baterista Aquiles Priester (Banda Angra). Organizou em GUINÉ BISSAU em 2009, a “1º Semana da Musica Brasileira” com formação em tambores e ritmos do Brasil para o grupo cultural “Netos de Bandim”. Esse intercâmbio gerou o documentário chamado “Guiné Bissau – Nação Irmã”. E em 2013, realizou novamente a 5º Semana de Música Brasileira em Guiné Bissau, juntamente com os educadores Ramon Saciloto, Dóris Monteiro e Priscila Claudino. Em 2015, esteve em em temporada na cidade de Pompano Beach (região de Miami), nos Estados Unidos e Integrou a bateria da Escola de Samba Unidos de Miami, foi baterista da Banda de Rock Clássico Airkustic 5. Em 2017 e 2018, realizou as 6º e 7º Semana de Música Brasileira em Guiné Bissau. Atualmente é educador das Oficinas Culturais Municipais do município de Araraquara.

TRADUZIR LITERATURA: COMO E POR ONDE COMEÇAR? NOTAS DE UMA TRADICIONAL TRAIDORA

Coordenação: Ellen Maria Vasconcelos

Data: 25 de maio, das 18h às 20h

Inscrições: até o preenchimento das vagas

100 Vagas

Plataforma: Zoom

Link para inscrição: https://us02web.zoom.us/.../tZcscOioqzwsE9AjvPnc52wzBtZVL...

Com anedotas alheias e causos próprios na bagagem, Ellen Maria traz um pouco da trajetória acadêmica e profissional que a levou para o mundo das traduções e edições literárias para nunca mais sair. Além de uma conversa franca e aberta entre os participantes, a tradutora explicará o "caminho das pedras" da tradução literária até a "casa de praia" que é ver o livro prontinho e impresso (ou em versão digital, por que não?), com dicas para quem quer entrar nesse mercado, revelar por que tradicionalmente considera-se a tradução uma traição ao texto original e deslindar as diferenças entre as traduções e as edições de um mesmo livro.

Ellen Maria Vasconcelos é bacharel e licenciada em Letras, habilitação português e espanhol, pela USP, com bolsas de estudos na graduação para Espanha, Argentina e México. Mestra em língua espanhola e literaturas espanhola e hispano-americana também pela USP. Estudante de doutorado na mesma área e universidade. É tradutora literária de autores hispano-americanos e estadunidenses, como Cesar Vallejo, Gabriela Mistral, Sara Gallardo, Ben Lerner, Romina Paula e Natalia Litvinova. Trabalha como editora de livros didáticos em língua inglesa e espanhola, e suas literaturas. Também é autora de materiais de formação de professores e produtora de conteúdo para revistas culturais, além de ter dois livros de poemas (“Chacharitas e gambuzinos” e “Gravidade”), ambos publicados pela Editora Patuá.

WORKSHOP: COLAGEM, IDENTIDADE E ANCESTRALIDADE

Coordenação: Moara Tupinambá

Data e horário: 25/5, das 9h às 12h

Inscrições: até o preenchimento das vagas

100 Vagas

Plataforma: Zoom

Link para inscrição: https://us02web.zoom.us/.../tZEqcOmupj0iGNS0RBXT2tXlkKJ6Q...

O workshop pretende apresentar os processos criativos da artista, suas inspirações, pesquisa e a importância da técnica da colagem para a construção de sua poética da série "Mirasawá". Como a colagem pode provocar a conexão com sua memória, história e ancestralidade? Como a artista vem desenvolvendo trabalhos colaborativos com sujeitas indígenas na construção dessa arte da colagem.

Moara é artista visual. Nasceu em Maery Tupinambá e desde 2015 vem trabalhando com arte, ancestralidade, e como se conectar com a nossa espiritualidade e identidade por meio da criação artística. Em 2019, iniciou um processo criativo de imersão em uma pesquisa totalmente independente sobre seus parentes que se originam da comunidade de Cucurunã/Santarém/Tapajós, o que a fez criar um “Museu” itinerante e digital, o @museudasilva.

PALESTRA: TERRITÓRIO GEOPOLÍTICO NA CURADORIA

Coordenação: Ana Paula Lopes

Data e horário: 27 de maio - das 10h às 12h

Inscrições: até o preenchimento das vagas

100 Vagas

Plataforma: Zoom

Público-alvo: a partir de 16 anos

Link para inscrição: https://us02web.zoom.us/.../tZUlfuuhqDMsGN1EL6nrXkKGajNLo...

A proposta consiste em desenvolver um encontro para falar de curadoria, mas através da geopolítica e suas relações de poder. O encontro propõe discutir sobre as relações artísticas e culturais. Porém, será tangenciado pela decolonialidade, economia, política e questões sociais. Serão exemplificados alguns casos, como algumas exposições, nacionais e latino américa, que fará um contraponto a algumas exposições do cone norte, USA e Europa, como um modo expor relação de poder e territórios “legitimadores da história da arte”. É importante mencionar que para além de uma bibliografia de história da arte, e uma literatura específica sobre curadoria, a atividade está inteiramente estruturada na pesquisa do professor e teórico Milton Santos.

Ana Paula Lopes é bacharela em Arte: História, Crítica e Curadoria pela PUC-SP (2011-2014) e aluna mestranda em História da Arte pela Unifesp. Foi curadora do chamamento Ka Travessias Nômades – Eixo Espiritualidade (2020), “Regresso” (2020) e “Capítulo I: Presente Limítrofe e Capítulo II: Reparação do desejo” em parceria com o curador Cadu Gonçalves (2020), realizadas em plataformas digitais, e “O Desejo do Desenho” de Alexandra Carlier (2019). Trabalhou nas galerias White Cube, Mendes Wood DM e Jaqueline Martins. Possui textos publicados na Revista Terremoto (México, 2018), Experiências Negras (publicação digital do Instituto Tomie Ohtake, 2019) e Revista Desvio (publicação digital desenvolvida pelos alunos de Belas Artes da UFRJ, 2020). Foi produtora de “Paisagens Expandidas”, individual de Sandra Mazzini no Museu Nacional da República (Brasília, 2019) e coordenou o educativo da exposição “Mãe Preta” e “Bestiário Nordestino” na Funarte-SP (2018) e supervisionou o educativo PretAtitude, Sesc Santos (2019/2020).

VIVÊNCIA E BATE PAPO SOBRE RPG

Coordenação: Maurício Borges dos Santos

Data e horário: 28 de maio, das 14h às 16h

Inscrições: até o preenchimento das vagas

100 Vagas

Plataforma: Zoom

Público-alvo: a partir de 16 anos

Link para inscrição: https://us02web.zoom.us/.../tZIkdOCurjIvHNLvYgKQAjSX2NfJ2...

Independente se for iniciante ou experiente, esta atividade visa apresentar o conceito do RPG: tipos, temas e sistemas, além de discuti-lo não só como uma ferramenta lúdica, mas também sociocultural e educativa. Afinal, mais interessante que realizar uma sessão pontual de RPG é propiciar um espaço de articulação para sessões, debates e difusão da temática como um todo.

Formado em Comunicação Social, atua como Educador Social utilizando o RPG e os BoardGames (também conhecidos como Jogos de Tabuleiro Modernos) como ferramentas socioculturais e educativas. Já atuou com adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto e com crianças e adolescentes ameaçados de morte. Fundou o coletivo RPG & Cultura em 2009, com o objetivo de fomentar o RPG e a Cultura Pop/Geek principalmente nas regiões com maior Índice de Vulnerabilidade Juvenil em São Paulo.

WORKSHOP: ESTÍMULOS MUSICAIS NA MATERNIDADE

Coordenação: (Coletivo Tiquinhos Pensante)

Data e horário: 21 de maio, das 10h às 12h

Inscrições: até o preenchimento das vagas

30 Vagas

Plataforma: Zoom

Público-alvo: a partir de 16 anos

Link para inscrição: https://us02web.zoom.us/.../tZUlcuyupjwiE9bCcJeMWOM6...

Objetivando o fortalecimento de vínculos entre mães e filhos, esta atividade visa proporcionar aos participantes vivências musicais e momentos descontraídos, a partir da roda de conversa compostas por Tica Caetani, Sheila Vanderci e, pela artista musicista convidada, Aninha Batucada.

O Coletivo Tiquinhos Pensantes atua por meio de atividades artísticas, rodas de conversa e recreação desenvolvidas a partir do universo infantil tendo como missão a atenção às necessidades da criança. Através do ato de ouvi-las, da comunicação não violenta e do acesso aos seus direitos, com respeito e empatia as ações contribuem com a saúde mental infantil e familiar.

PALESTRA: MARKETING DIGITAL

Coordenação: Ju Dias

Data e horário: 12 de maio - 9h às 12h

Inscrições: até serem preenchidas as vagas

30 Vagas

Plataforma: Zoom

Público-alvo: a partir de 16 anos

Link para inscrição:

https://us02web.zoom.us/.../tZ0kf-GrrzstG9z8ts57...

Cada vez mais o uso estratégico das redes sociais é de extrema importância para a manutenção e crescimento de diferentes tipos de negócios. O objetivo desse encontro é apresentar de forma simples e descomplicada, as principais redes sociais e suas ferramentas, ajudar a criar ou melhorar o perfil “comercial” de artistas e coletivos, bem como utilizá-las de forma estratégica, aumentando o engajamento com o seu público, de forma mais clara, simples e econômica.

Ju Dias é formada em propaganda e marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, trabalhou mais de 10 anos em grandes empresas, atuando na área de Marketing, Comunicação Visual e Comunicação no Ponto de Venda. Em 2017 resolveu usar o seu conhecimento e criou a Bora Lá!, uma Agência de Comunicação e Marketing Popular, que possui o objetivo de dar visibilidade através da comunicação para pequenos empreendedores, projetos sociais e culturais na periferia da Zona Sul.

Realização: Programa Oficinas Culturais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, gerenciado pela Poiesis Organização Social de Cultura.

Município de Interesse Turístico


Nazaré Paulista