O Departamento Municipal de Saúde vem por meio desta, manifestar-se de forma a manter sua conduta de transparência com a comunidade.
Está é a pior fase da pandemia, com agravamento da situação em todo o país. O aumento da transmissão do COVID-19 nas últimas 03 (três) semanas, fez o Governo do Estado rever o plano São Paulo, passando todo o Estado para a fase Vermelha, a mais restritiva.
Tal situação decorre do colapso do sistema de Saúde, a duas semanas não há vagas exclusivas para pacientes com o novo coronavírus em unidades de terapia intensiva (UTIs) na região. Nossa referência no município de Bragança Paulista está com 100% de ocupação de seus leitos (UTI e enfermaria), o que levou nossos pacientes mais graves a serem transferidos para hospitais da grande São Paulo e São José dos Campos. Hoje são 04 (quatro) Nazareanos ocupando leitos de UTI na região.
A situação não é diferente em nosso Hospital, hoje estamos com 08 (oito) pacientes internados na ala Covid, sete confirmados com Covid-19 e um suspeito aguardando exame. Nossa ala de atendimento ambulatorial foi transformada em leito de internação para pacientes não covid, por esta razão o Departamento Municipal de Saúde a partir de segunda-feira (08), suspenderá os atendimentos ambulatoriais no hospital municipal de Nazaré Paulista.
A situação é crítica e demanda a colaboração de toda a população, a estrutura hospitalar da região chegou ao limite da capacidade de atendimento, onde doentes aguardam transferência enquanto tem seu estado agravado. Portanto, procurem o Hospital somente em situações de urgência ou sintomas do COVID-19, tais como febre, doresnocorpo,calafrios,faltadear,tosse,dor degarganta,diarreia,alteraçãodepaladarouolfatoe/oudesconfortorespiratório.
A situação pede o apoio de toda a comunidade, pois infelizmente ainda percebemos que uma considerável parte da população não está tomando os devidos cuidados.
Nossa realidade é muito preocupante, o que nos faz reforçar a necessidade de não criar aglomerações e de seguir a recomendação do isolamento social, usando sempre mascara ao sair de casa.
Por fim, falamos diretamente aos mais jovens, não se coloquem em risco de contaminação, cuidem de seus familiares e principalmente de seus idosos.
Com o apoio de todos vamos vencer esta batalha
Nazaré Paulista