A adolescência é um período desafiador, em termos de aceitação e autoafirmação, na qual os jovens costumam buscar por novas experiências. Procurar relacionar-se afetivamente com outros membros faz parte desse processo de descobrimento dos jovens. E nessa fase as famílias podem deparar-se com uma gravidez na adolescência.
Em virtude disto, encontram-se em uma situação que exigirá responsabilidade por outra vida. A ausência de preparo para esse acontecimento torna o adolescente ainda mais fragilizado. Por isso, tamanha a importância do fortalecimento de vínculos (CRAS)
Quando falamos em gravidez na adolescência, há uma tendência em pensar apenas na jovem que engravida. Entretanto, muitas vezes o pai também é adolescente, com os mesmos questionamentos e dificuldades. Desta forma, o acompanhamento estende-se também, a este adolescente, e família, uma vez que a responsabilidade de uma gestação não diz respeito apenas a gestante, mulher, mas também ao pai. Ambas as famílias necessitam ser fortalecidas, este é um dos serviços ofertado pelo CRAS.
O CRAS busca proporcionar às famílias a garantia de informação aos direitos, serviços e atendimentos, que são garantia básica do individuo enquanto cidadão, como o pré natal, e garantia do direito a escola. Bem como, buscar proporcionar o fortalecimento dessas jovens para que continuem estudando durante a gestação e retornem a escola após a licença maternidade, uma vez que o índice de adolescentes que abandonam os estudos é alto. Esse fator pode acarretar em conflitos na situação do CAD ÚNICO familiar, como uma suspensão do beneficio do Bolsa Família, por exemplo.
A abordagem da equipe no CRAS consiste em acolhimento, escuta sem pré julgamentos, e/ou preconceito, proporcionando um dialogo aberto, buscando fortalecer o adolescente enquanto individuo e no contexto familiar.
Dentro do acompanhamento socioassistencial, um dos encaminhamentos realizados pela Equipe Técnica, é para o Programa Criança Feliz, que se integra aos serviços do CRAS, realizando fortalecimento de vinculo desde a gestação, até os primeiros 03 anos de idade e crianças com necessidades especiais até 06 anos de idade. Além de outros serviços da rede municipal e programas do governo (CAD ÚNICO, VIVA LEITE, ETC), todos aqueles que a família necessitar.
Nazaré Paulista