Na tarde de quinta-feira, 4 de fevereiro, uma ação intersetorial realizada pela Prefeitura, organizada pelo Departamento de Educação e Cultura e Departamento de Saúde promoveu a formação sanitária dos profissionais da Educação Infantil e Ensino Fundamental, e dos motoristas que realizam o transporte escolar. O encontro de formação foi realizado com a presença do Dr. Feres, Diretor da Saúde e Diretora de Educação que juntos explanaram e dialogaram com os presentes sobre os protocolos sanitários.
O objetivo será de orientar e preparar a equipe para promover o retorno às atividades escolares presenciais de forma gradual, consciente e responsável. O Departamento de Educação e Cultura organizou o retorno de forma gradual com até 25% dos alunos por turma, que se dará a partir do mês de março. O retorno presencial será facultativo ao aluno, em reunião de pais presencial os pais/responsáveis assinarão um termo de responsabilidade sobre o compromisso em realizar e acompanhar as atividades remotas. Ressaltamos que as atividades serão obrigatórias caberá aos responsáveis definir se as crianças irão presencial ou permanecerão somente acompanhando atividades remotas.
O plano de retomada as aulas será baseado em quatro diretrizes fundamentais, linhas mestras que norteiam as ações para condução das atividades presenciais na unidade escolar:
SEGURANÇA DOS PROFISSIONAIS E CRIANÇAS;
ORIENTAÇÃO E COMUNICAÇÃO;
ORGANIZAÇÃO DOS TEMPOS E ESPAÇOS;
GARANTIA DO DIREITO DE APRENDIZAGEM.
A formação respeitou as diferenças existentes na estrutura, tempos e espaços de cada etapa e modalidade da Rede Municipal de Educação.
Dentro da formação, os gestores, professores, motoristas e todos os demais funcionários foram formados em todos os aspectos voltados aos protocolos de saúde, às regras de distanciamento físico e ao uso de máscaras para si e para os estudantes sob sua responsabilidade, quando necessário, ao fluxo institucional e à importância da comunicação.
Atenção especial será dada à equipe de limpeza, da mesma forma, os profissionais que atuam nas cozinhas das escolas passarão por formação com a nutricionista sobre esses procedimentos e em relação aos cuidados com os alimentos.
Os motoristas do transporte escolar, também fizeram parte da formação para que procedimentos rigorosos sejam seguidos e a saúde das crianças seja preservada.
Vamos manter todos os profissionais unidos e conscientes de todos os procedimentos que devem ser seguidos na organização do espaço escolar, na orientação e comunicação com as famílias, para garantir e preservar a saúde de todos e também para garantir os direitos de aprendizagens das crianças atendidas na rede municipal e estadual de ensino, todos juntos iremos superar os desafios.
Nazaré Paulista