Ponto de coleta de resíduos é inaugurado em Nazaré Paulista

Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 03 de Dezembro de 2019


Ponto de coleta de resíduos é inaugurado em Nazaré Paulista

Moradores do Bairro do Moinho I, localizado no acesso 47 da Rodovia D. Pedro, começam a semana com uma nova conquista: instalação de ponto de coleta de resíduos com compartimento para recicláveis, que marca também o início da coleta seletiva no município.

A iniciativa, uma parceria entre os moradores do bairro, o IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, via o Projeto Semeando Água, e a prefeitura de Nazaré Paulista busca inspirar outras instituições e empresas a também somarem esforços nessa mesma direção. O Projeto Semeando tem o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.

Durante a inauguração, o prefeito Murilo Pinheiro Ramos, destacou a possibilidade do  início de uma nova fase para o município. “Quem sabe esse é o pontapé inicial para implantarmos de vez a coleta seletiva em Nazaré Paulista. Que novas empresas façam essa parceria com a prefeitura para que a gente leve esse modelo a outros bairros.” A prefeitura cedeu à mão de obra do ponto de coleta.

Eduardo Ditt, secretário-executivo do IPÊ, reforçou a importância da mobilização de todos os envolvidos em ações como essa, tanto no momento de formulação  – que antecede as ações práticas, quanto no acompanhamento. “Essa ação não depende só do governo ou das pessoas, mas sim do coletivo, depende de todo mundo estar engajado e comprometido. A gente sabe que pode ser que em um momento ou outro, venha alguém e não coloque o resíduo no lugar adequado, mas não é isso que desestruturará essa iniciativa. Ao contrário, será nesse momento que precisaremos nos articular ainda mais e disseminar esse compromisso entre os moradores e usuários. Manter esse ponto de coleta de resíduos bem cuidado trará benefícios para o município e para as pessoas”.  

Andrea Pupo, coordenadora de educação ambiental do Projeto Semeando Água, pontuou que a inauguração da nova estrutura com a articulação de parceiro responsável pela coletiva seletiva, está integrada a outras ações que começaram há alguns meses, em reuniões com o prefeito e os moradores. “Realizamos duas oficinas, uma sobre Compostagem, em setembro, e a segunda sobre Reciclagem, no dia da inauguração (30/11), com o objetivo de alinharmos o conhecimento de todos sobre o assunto. Reconhecemos que é muita informação e por isso mesmo podemos utilizar o grupo do bairro no WhatsApp para esclarecer dúvidas. Placas fixadas no local também orientam os moradores quanto ao descarte correto de cada tipo de material e buscam inspirar novos hábitos”.  

Na prática

Os resíduos não recicláveis serão recolhidos pela prefeitura e assim como todo o resíduo dessa categoria em Nazaré Paulista terá como destino o aterro sanitário de Santa Isabel, cidade localizada a cerca de 50 km. Os recicláveis serão recolhidos por Marcos Alves Bezerra, da MB Reciclagem, de Nazaré Paulista. Já o descarte de móveis, eletrodomésticos, pedaços grandes de madeira, esquadrias também será feito pela prefeitura.  

A Oficina de Reciclagem teve como consultora Gabriela de Oliveira, da YouGreen, cooperativa especializada na gestão integrada dos resíduos, que falou sobre o tema na companhia de Marcos Alves Bezerra, da MB Reciclagem.

A força da coletividade

Os moradores comemoram a instalação do Ponto de Coleta de Resíduos. “A minha luta sempre foi essa no bairro, quando vejo lixo espalhado paro, desço e recolho. Vamos arrumar, vamos tentar deixar nosso país, nossa natureza em melhores condições para as próximas gerações. A gente não vai mudar o mundo de uma vez só, mas cada um fazendo um pouquinho, cada um fazendo a sua parte, ajuda muito”, Francisco Flávio, morador do bairro do Moinho há 11 anos.

“Essa inciativa é otima e esse é um dos dias mais felizes aqui no bairro.  É uma alegria ver esse cuidado que temos agora. Fizemos uma casinha bonitinha para guardar o lixo. Parabéns para o Moinho I, parabéns para Nazaré, espero que logo outros bairros também tenham estruturas assim. Na Oficina pude tirar uma série de dúvidas, veio uma pessoa de fora para tratar do tema, mas também contamos com a participação de quem fará a coleta dos recicláveis, adorei”, Lila Medrada, moradora há 5 anos do Moinho.

O início

Desde o começo do ano, o IPÊ vem organizando reuniões para ouvir os moradores na tentativa de melhorar a qualidade de vida de quem vive no bairro. Muitas dessas reuniões contaram com a participação do prefeito ou de representante da prefeitura. O movimento, além de identificar as principais reivindicações, tem como resultado a maior articulação entre os moradores e fortalecimento da cidadania.

Serviço:

MB Reciclagem
(11) 97325-4476
Avenida Joaquim Avelino Pinheiro, s/n – Vicente Nunes / Nazaré Paulista

 

Fonte: Ipê - Institutos de Pesquisas Tecnológicas

Município de Interesse Turístico


Nazaré Paulista