Casa da Agricultura finaliza “O Lupa” em Nazaré Paulista

Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 04 de Agosto de 2017


Casa da Agricultura finaliza “O Lupa” em Nazaré Paulista

O Município de Nazaré Paulista através da Casa da Agricultura finalizou o Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária (LUPA), um censo realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que irá apresentar a realidade da produção agropecuária paulista.

 

A equipe de Nazaré Paulista que teve o apoio dos técnicos da CATI de Bragança Paulista lançaram nesta segunda-feira (31) os últimos dados no sistema do LUPA e está com 100% do levantamento de campo efetuado. De agosto de 2016 a junho deste ano, foram visitadas 695 propriedades atualizando o cadastro anterior.

 

O prefeito considera importantíssimo o LUPA, segundo ele, sem ter certeza dos dados, a economia agrícola do município prejudica o estabelecimento de políticas municipais para o setor. “Para que possamos elaborar e aprimorar políticas públicas para o setor é necessário que tenhamos um retrato da estrutura agrária, do uso e da ocupação do solo, de tecnologias agregadas e do perfil do produtor nazareano”, disse o prefeito.

De acordo com Marcelo Baptista e Gabriela Oliveira, técnicos da CATI de Bragança foram necessários muito empenho e planejamento para que as entrevistas fossem realizadas dentro do prazo estabelecido. “Fomos bem recebidos pelos produtores rurais e a tecnologia colaborou com o levantamento das informações”. “Nas outras edições, a ficha cadastral era preenchida à mão, pelos recenseadores e depois digitalizadas. Agora, usamos microcomputadores de bolso, o que possibilitou o preenchimento das informações de forma digitalizada, otimizando o trabalho de compilação dos dados”.

 

Para o coordenador da Casa da Agricultura, o trabalho realizado pela nossa equipe e nossos parceiros, é um exemplo a ser seguido. “Parabenizo a equipe que não mediu esforços para a realização do LUPA, que fornecerá um diagnóstico preciso do setor, possibilitando um planejamento de políticas públicas voltadas ao produtor rural de nosso município. Precisamos de uma visão ampla do setor, para que tenhamos subsídios para apoiar o pequeno produtor”, avaliou o coordenador.

 

O LUPA

 

Desde julho de 2016 está em andamento a atualização da base cadastral do Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária (LUPA), um instrumento para apresentar a realidade da produção agropecuária paulista. A atualização está sendo realizada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e do Instituto de Economia Agrícola (IEA).

Com a nova edição do LUPA, São Paulo terá um quadro atualizado da agropecuária, com informações gerais das Unidades de Produção Agropecuária; o uso e a ocupação do solo; dados socioeconômicos; sobre a propriedade e as tecnologias associadas à cada exploração agropecuária; máquinas e equipamentos; benfeitorias e instalações; acesso a programas governamentais e ao crédito rural, e outros assuntos. Esses dados compilados possibilitarão organizar ações voltadas ao planejamento e direcionamento das políticas públicas, entre outras ações.

 

Para efetuar o diagnóstico das 350 mil propriedades rurais do Estado de São Paulo, a base cadastral do LUPA é construída durante o ano-safra - período entre 1.º de agosto de 2016 (quando se inicia o plantio) e 31 de julho de 2017. Até setembro deste ano espera-se ter o diagnóstico final deste levantamento de campo para processar a depuração dos dados.

Município de Interesse Turístico


Nazaré Paulista