.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda a sexta-feira das 08:00 às 16:00

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Cultura - Terça-feira, 14 de Janeiro de 2025

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Lei Paulo Gustavo: Nazaré Paulista recebe pela primeira vez exposição “A poesia que atravessa a cidade” da Carolina Rolim

A partir de 18 de janeiro de 2025 a artista ocupa o Casarão de Nazaré, arquitetura histórica da cidade


A partir do dia 18 de janeiro, o Casarão de Nazaré, um local histórico da cidade, será palco para a exposição individual de Carolina Rolim, “A Poesia que Atravessa a Cidade”, composta por fotografias e poemas inéditos da artista. Com curadoria de Ana Carla Soler, a mostra apresenta uma reflexão sobre a capacidade da arte de capturar e expandir a pulsação da vida cotidiana. A mostra é um fragmento da experiência da artista com a vida rural e urbana na cidade de Nazaré Paulista, interior de São Paulo.

Na exposição, a artista visual e professora Carolina Rolim propõe uma aproximação entre o poema e a poesia, diferenciando as duas manifestações. Para ela, enquanto o poema se constrói por formas específicas, a poesia transcende essas formas e se conecta à essência da vida, se manifestando além das palavras e métricas. Ao ancorar a poesia nas suas fotografias e poemas curtos, Carolina revela momentos fugazes do dia-a-dia que, ao serem amplificados, ganham nova dimensão e importância. Cada instante capturado é um convite para a contemplação e para a redescoberta da cidade e do olhar.

Carolina nos convida a dialogar com o mundo, a transformar as forças que nos afetam e a explorar a liberdade de interpretar e reagir às nossas experiências. A exposição é um espaço de transformação e de encontro entre o cotidiano da cidade e o olhar do espectador. A exposição “A poesia que atravessa a cidade” é gratuita e pode ser visitada até março de 2025, no Casarão de Nazaré, na Rua Cel. Francisco Derosa, 150, em Nazaré Paulista, São Paulo.

Sobre Carolina Rolim

Carolina Rolim é artista visual e professora. Pesquisa as criações feitas com palavras e imagens, versando com literatura, fotografia e audiovisual. Se formou jornalista aos 22 anos e trabalhou na área de Comunicação no Sesc Santo André e no Sesc Santana, de 2005 a 2010. Em 2010, iniciou sua pesquisa em poéticas visuais, investigando a fotografia pinhole como forma de expressão artística. Em 2013, fez direção de arte e fotografia para o projeto Embalar, da cantora Ná Ozzetti. Também foi assistente de edição no filme Istambul, de Eryk Rocha. De 2014 a 2016, morou no Vale do Capão, na Chapada Diamantina (BA), trabalhando como educadora com crianças da região, além de iniciar estudos para a realização de um documentário sobre o parto natural em zonas rurais. De 2017 a 2022 integrou o +UM Coletivo, junto a Mayara Maluceli, atuando como educadora de fotografia, além de realizar ensaios fotográficos e conteúdos audiovisuais. Atualmente, trabalha na rede pública e privada de ensino, dando aulas de Língua Portuguesa, Iniciação Científica e outras mandingas para o aprimoramento da escrita e desaprendizagens do olhar.

Dentre suas obras, estão o fotolivro “Vou te escrever” (2018), a série fotográfica “Bailarina”, ganhadora do Prêmio Funarte - Olimpíadas das Artes Visuais (2022), o livro “Crescente fértil” (Fábrica de cânones, 2023) e o documentário "Outras histórias do mar - BNegão canta Caymmi" (2024).

 

Sobre a Curadora

Ana Carla Soler é curadora e pesquisadora. Graduada em História da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2024) e em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero (2008), pós-graduada em Direção e Gestão de Marketing pela Universidade de Barcelona (2010), especialista em Marketing Digital pela ESPM (2012). Tem sua pesquisa direcionada à presença das mulheres no ensino e sistema da arte. Em 2023, foi selecionada para a Residência de Pesquisa do Instituto Inclusartiz. Em 2022, foi premiada no Edital OMA de curadoria, com o projeto de exposição “Houve-me”.

Assinou a curadoria das exposições coletivas Gravadas no Corpo (2024) no Bananal – SP, Abolicionistas Brasileiras (2024) no Museu de Arte do Rio (MAR) – RJ, Zonas Urbanas do Pensamento (2024) no Centro Cultural PGE-RJ, Rasgar o Enunciado (2023) na ArtRio – RJ, Instabilidade Fundamental (2023) na Galeria OMA – SP e Para Sair de Casa (2022) nas Oficinas Culturais Oswald de Andrade.

Ministra cursos que investigam as relações entre a Arte e a Comunicação. É co-criadora do projeto digital Elas Estão Aqui (e @elasestaoaquinaarte), curadora no Coletivo Artistas Latinas (@artistaslatinas) e parte do coletivo MOTIM – Mito, rito e cartografias feministas nas artes.

 

INFORMAÇÕES:

Exposição: A poesia que atravessa a cidade

Artista: Carolina Rolim

Curadoria: Ana Carla Soler

Abertura: 18/01/2025 às 10h

Visitação: até 15/03/2025

Local: Casarão de Nazaré

Endereço: Rua Cel. Francisco Derosa, 150, Nazaré Paulista, São Paulo

27 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Município de Interesse Turístico de Nazaré Paulista - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.