Saúde - Terça-feira, 15 de Outubro de 2024

Outubro Rosa

Nazaré Paulista recebe ônibus da saúde para realização de exames de mamografia e zerar a fila no município

Outubro Rosa

Em comemoração ao Outubro Rosa, no último domingo na praça Álvaro Guião, Nazaré Paulista contou com um ônibus para a realização de exames de mamografia. A ação, coordenada pela equipe da Saúde, através da Casa da Mulher Nazareana, com o objetivo de zerar a fila de espera pelo exame no município.

A iniciativa visa reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, proporcionando às mulheres do município acesso facilitado ao exame de mamografia durante todo o mês de outubro.

Aline Bernardes, responsável pela Casa da Mulher e na organização e realização dos exames, destacou que o procedimento é rápido e indolor. “Em cinco minutos conseguimos fazer o exame, é muito prático. As mulheres se sentem muito tranquilas, pois tentamos sempre deixar a sala bem acolhedora”, declarou. Os exames foram realizados pela empresa JM Diagnósticos, por intermédio do Clóvis Oliveira e vereadora Professora Guinha. “Agradecemos a Deputada Federal Renata Abreu, por atender as solicitações e encaminhar ônibus da saúde da mulher, com intuito em zerar a fila de exames no município”, disse o prefeito Murilo.

PREVINA-SE

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. É importante que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração suspeita na mama. Quando a mulher conhece bem suas mamas e se familiariza com o que é normal para ela, pode estar atenta a essas alterações e buscar o serviço de saúde para investigação diagnóstica.

A orientação atual é que a mulher faça a observação e a auto palpação das mamas sempre que se sentir confortável para tal (no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem necessidade de uma técnica específica de autoexame.