Educação - Quarta-feira, 10 de Julho de 2024

PROGRAMA COMPASSO:

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA SOCIOEMOCIONAL

PROGRAMA COMPASSO:

A Rede Municipal de Educação de Nazaré Paulista está implementando o Programa Compasso, Academia Soul, de Desenvolvimento de Competência Socioemocional, voltado para crianças de 3 a 5 anos.
O programa visa ensinar habilidades socioemocionais essenciais, contribuindo significativamente para o desenvolvimento integral das crianças.
As competências socioemocionais fortalecem a capacidade das crianças de aprender, desenvolver empatia, lidar com emoções e resolver problemas.
Isso resulta em um ambiente de aprendizagem mais seguro e respeitoso, promovendo uma cultura de paz e harmonia.

O Programa é composto por quatro componentes integrados:

1.Material Estruturado em Sala de Aula: Ferramentas e recursos específicos são usados pelos professores para ensinar habilidades socioemocionais de maneira intencional e estruturada.
2.Material para o Aluno: Promove a integração da vida escolar com a vida familiar e a comunidade, garantindo uma abordagem holística do desenvolvimento das crianças.
3.Formação Contínua dos Professores: Capacitação contínua para que os educadores se apropriem das habilidades socioemocionais e as utilizem de forma eficaz em suas práticas pedagógicas.
4.Engajamento das Famílias: Promove uma colaboração ativa entre escola e lar, garantindo que o desenvolvimento socioemocional das crianças seja apoiado em todos os aspectos de suas vidas.