Educação - Terça-feira, 02 de Julho de 2024

Desenvolvimento Emocional na Educação de Nazaré Paulista

Programa Compasso e Convivência

O Programa Compasso, em parceria com a Academia Soul, visa promover o desenvolvimento emocional e socioemocional das crianças de 3 a 5 anos em Nazaré Paulista. Este programa busca ampliar a compreensão de si mesmos, melhorar relações interpessoais, tomar decisões conscientes e enfrentar desafios autonomamente. A participação ativa da comunidade e da família é essencial para fortalecer os vínculos entre escola e casa, criando um ambiente de apoio ao desenvolvimento emocional das crianças.

Além da pré-escola, o Programa Compasso se estende ao ensino fundamental com o Projeto Convivência, que foca em criar um ambiente escolar harmonioso. Neste projeto, os alunos aprendem a lidar com suas emoções e a conviver respeitosamente, desenvolvendo habilidades socioemocionais importantes para se tornarem indivíduos empáticos, resilientes e capazes de resolver conflitos pacificamente.

O desenvolvimento emocional é contínuo e integrado ao crescimento humano, permeando todas as interações sociais e educativas. As emoções são expressas de diversas formas, e a capacidade de se tornar um ser emocionalmente social surge da integração entre sentimentos e emoções. Segundo Damásio (2000), a expressão emocional só é possível quando o indivíduo desenvolve o "sentimento de si", adquirindo consciência de seus próprios sentimentos.

A presença das emoções no processo de aprendizagem pode ser tanto positiva quanto negativa. Experiências afetivas positivas e intelectualmente construtivas resultam em ganhos significativos na aprendizagem, enquanto sensações negativas podem gerar sentimentos de inadequação, dificultando o aprendizado. É crucial criar um ambiente emocionalmente seguro e acolhedor para que os alunos se sintam confiantes e motivados a aprender.