Educação - Quarta-feira, 05 de Junho de 2024

Dia Mundial do Meio Ambiente

Escolas & compromisso com a sustentabilidade & a preservação do planeta

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, sublinha a necessidade de integrar a educação ambiental em escolas e outros espaços educativos para preparar as futuras gerações para enfrentar desafios ambientais globais.

A Agenda 2030 da ONU, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aborda desafios ambientais, sociais e econômicos. Entre os ODS, destacam-se os objetivos 4, 12, 13 e 15, que se alinham com a educação ambiental. O ODS 4 promove uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa para todos. O ODS 12 incentiva padrões de produção e consumo sustentáveis, ensinando práticas de consumo consciente e redução de desperdícios. O ODS 13 encoraja ações contra as mudanças climáticas, promovendo comportamentos e políticas de mitigação e adaptação.

Uma prática educativa que incentiva a criação de hortas e jardins escolares pode ser comparada a um laboratório vivo, proporcionando alimentos saudáveis e ensinando sobre plantio, manejo do solo e cuidados com as plantas. Além de enriquecer o conhecimento das crianças, incentivam a prática de cultivo em casa, promovendo alimentação saudável. As hortas escolares também favorecem o desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial, fortalecendo a sociabilidade e a responsabilidade social.

Os jardins escolares combinam beleza, convívio e sustentabilidade, oferecendo um ambiente educacional enriquecedor. Eles desenvolvem a sensibilidade artística das crianças e a apreciação pela natureza, fortalecem o convívio social através da cooperação e do trabalho em equipe, e promovem a educação para a sustentabilidade com experiências práticas.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, é importante enfatizar o compromisso das Escolas Municipais em Nazaré Paulista com a sustentabilidade e a preservação do planeta, ele fortalece nossa responsabilidade compartilhada e incentiva ações concretas em toda cidade em prol do meio ambiente.