Educação - Terça-feira, 04 de Junho de 2024

Veja como foi a Semana Mundial do Brincar em Nazaré Paulista

A Semana Mundial do Brincar é uma campanha mundial que destaca a importância do brincar na infância. Este evento ocorre anualmente em torno do dia 28 de maio, consolidado como o Dia Internacional do Brincar desde 1998. A proposta é que indivíduos, coletivos e organizações promovam atividades que incentivem o brincar, envolvendo crianças, famílias e educadores em diversos espaços, como escolas, praças e centros culturais.

Em Nazaré Paulista, as escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental participaram ativamente da Semana Mundial do Brincar. As instituições organizaram uma série de atividades alinhadas ao tema "Vem pra Roda – No Ritmo do Brincar", proposto pela Educação Municipal. Este tema destaca a importância de criar ambientes que valorizem as infâncias e promovam a cultura de paz.

A Semana Mundial do Brincar em Nazaré Paulista não se limitou a ser um evento pontual, mas buscou engajar a comunidade e o poder público nas vivências e experiências que valorizam o brincar. As atividades promoveram o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e cognitivas nas crianças, além de fortalecer os laços familiares e comunitários.

O tema "Vem pra Roda – No Ritmo do Brincar" ecoou como um convite para toda a comunidade de Nazaré Paulista participar ativamente da construção de ambientes acolhedores e inclusivos para as crianças. A roda, como símbolo, representou a união, o movimento e a renovação, elementos essenciais para uma infância plena e digna. As atividades realizadas demonstraram que o brincar é um direito fundamental e um elemento vital para o desenvolvimento humano e a construção de uma sociedade mais justa e amorosa.