Saúde - Sexta-feira, 29 de Setembro de 2023

NOTA DE ESCLARECIMENTO - Lar São Vicente de Paulo

É com profunda consternação que viemos a público comunicar a interdição do Lar São Vicente de Paulo.

1 - O Lar São Vicente de Paulo é uma instituição Privada e não pertence a Prefeitura que, até então, prestava cuidados aos idosos de nossa comunidade e região.

2 – Cabe nos esclarecer aos familiares e a toda a população que esta decisão foi tomada pelas autoridades competentes devido as graves irregularidades e casos de maus-tratos, que foram identificados durante inspeções recentes que ocorreram em virtude de denúncia recebida do ministério dos direitos humanos.

3 – O Lar São Vicente de Paulo atualmente é registrado como uma associação privada, não havendo qualquer ligação com a prefeitura.

4 - Como o serviço executado por essa instituição é o serviço de acolhimento de idosos, cabe a Administração Pública e a toda a sociedade fiscalizar. Em decorrência de uma grave denúncia de maus tratos, a Vigilância Sanitária juntamente com a equipe de Assistência Social do município realizou uma visita para averiguação da denúncia. o que realmente foi constatado diversas irregularidades, dentre elas maus tratos a pessoa idosa.

5 - Há mais de 10 anos que a Prefeitura Municipal não pode efetuar qualquer repasse ou firmar parceria com o Lar São Vicente de Paulo, em virtude de irregularidades fiscais e dívidas trabalhistas, o que proíbe a contratação de qualquer tipo de parceria entre a administração pública e aquele que se encontra em débitos com os Entes Públicos.

6 - Um levantamento foi realizado e constatado que a empresa acolhe hoje 28(vinte e oito) idosos, sendo que a maioria destes são de outros municípios.

Vale ressaltar que todos os idosos possuem familiares e/ou responsáveis, sendo estes que contrataram os serviços de acolhimento.

Diante de tal ação todos os familiares serão comunicados para que procurem outro local para realizar o serviço de acolhimento, que possuam todos as certificações e equipe técnica adequada.

7 - Nossos idosos são nossa prioridade máxima, e estamos trabalhando arduamente para garantir que recebam o atendimento e o carinho que merecem.

Concluindo: Informamos que os idosos Nazareanos que não possuem familiares e que necessitam de acolhimento socioassistencial, são acolhidos no Lar São Vicente de Paulo de Bragança Paulista, uma ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos) que possui todas as certificações nos conselhos, equipe técnica adequada conforme legislação, estão em segurança e muito bem acolhidos. Este o tratamento que desejamos a todos.