Administração - Quinta-feira, 13 de Abril de 2023

Nota Oficial

Segurança nas escolas

Nota Oficial

A Prefeitura de Nazaré Paulista lamenta profundamente os últimos acontecimentos de violência nas umidades escolares do País.

Violência que tem espalhado nas redes sociais (fake News) em todo país.

Sabemos que a cada dia a situação tem ficado mais preocupante, o que torna indispensável o planejamento e a implementação de algumas medidas para manter a segurança nas escolas.

Ressaltamos que em todas as unidades escolares é indispensável:

1. Manter os portões fechados e abrir somente após identificação para garantir a segurança das crianças e da equipe, nas entradas e nas saídas;

2. Manter atualizado as autorizações dos responsáveis pela saída dos alunos;

3. Manter atualizado a lista do transporte escolar e o cadastro de condutores;

4. Não será autorizada a retirada de crianças por pessoas ou familiares que não estejam devidamente cadastrados na unidade Escolar, por irmãos menores de idade e jamais será permitido uma criança sair sozinha da unidade escolar.

Famílias, segurança pública, órgãos do sistema protetivo e educação são corresponsáveis pela segurança e mediação dos conflitos nas escolas.

AÇÕES INTEGRADAS
Na última terça-feira(11), foi realizada uma reunião com o Prefeito, Diretores de Departamentos, Vereadores, Polícia Militar e Civil para estudar ações para garantir a integridade física das crianças e de toda equipe escolar.

Ficou estabelecido que o Poder Público Municipal em parceria com a Polícia Militar e já iniciou Operação Delegada com Ronda Escolar nas escolas do Município e estará promovendo uma formação para todos profissionais da Educação sobre a prevenção e enfrentamento a violência nas escolas com a Polícia Militar.

CUIDANDO DE NOSSOS ALUNOS
Além da formação das Equipes Escolares, estaremos implementando no município:
- O Programa de Competências Socioemocionais na Educação Infantil que está em processo de licitação e intensificando O Projeto Convivência no Ensino Fundamental.

- Programa Psicossocial com uma Equipe de Psicólogas e Assistente Social para acompanhar nossas crianças e famílias.

- Articulação com as redes de proteção da criança e do adolescente, promoção de campanhas sobre saúde mental e monitoramento do clima nas escolas, com ações intersetoriais com a Saúde e Assistência Social.

- Programa Escola Mais Segura com ações como: contratação de aplicativo com “botão de pânico”; escolas monitoradas 24 horas por câmeras.

PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA
A administração municipal ressalta que as ações não terão o alcance adequado, se as famílias também não atuarem junto às crianças e adolescentes, com acompanhamento e diálogo adequado sobre o que circula na internet e suas respectivas redes sociais.

É necessário que as famílias monitorem as conversas, contatos e páginas visitadas pelas crianças e adolescentes.

É muito Importante o diálogo familiar sobre o que se passa nas redes sociais (fake News).

Estamos todos juntos para garantir a segurança de nossas crianças e de nossa cidade

Prefeitura do Município de Interesse Turístico de Nazaré Paulista