Saúde - Sexta-feira, 19 de Março de 2021

Departamento de Saúde alerta população sobre aumento de casos da COVID-19 em Nazaré Paulista

Com a disseminação desta variante amazônica, uma segunda onda da COVID-19 atinge nosso Estado, sinalizada pela subida da taxa de infecção, internações e mortalidade em várias regiões.

Após 01 ano do início da pandemia causada pela COVID-19, o coronavírus volta a preocupar, fazer vítimas e causar aumento de internações de pacientes em Nazaré Paulista. Hoje contabilizamos em nosso município 14 internações por COVID-19, situação preocupante que deixa a administração municipal em alerta, sobretudo pela ausência de leitos de UTI covid-19 na região.

Diante deste cenário epidemiológico observado em quase todo o Estado de São Paulo, o departamento municipal de saúde reforça as orientações para que medidas preventivas ao contágio do vírus sejam adotadas com rigor, e intensifica o alerta no município.

Com objetivo de resguardar a saúde coletiva, é recomendado que os moradores evitem aglomerações, usem máscaras e reforcem os protocolos de higienização.

Para o diretor de saúde, Estefano Pinheiro, esse é o momento da população evitar exposições desnecessárias, pensando sempre na saúde coletiva e individual.

“Os casos no município vem aumentando rapidamente, precisamos contar com a colaboração de cada morador, seja ele do grupo de risco ou não, jovens ou idosos, é preciso acender o alerta, a pandemia não acabou e a Covid-19 é uma doença muito grave. Essa ação individual preserva a saúde e a vida dos seus familiares, dos vizinhos e de quem amamos”, reforça o diretor.

VAMOS RELEMBRAR?

Nazaré Paulista registrou seu primeiro caso de coronavírus em 26 de março de 2020, de lá para cá o município soma 732 casos da Covid-19, com 21 óbitos e 636 pacientes curados. Fortalecendo as medidas de cuidado, o município vem enfrentando a Covid-19 buscando o equilíbrio entre a saúde coletiva e os impactos financeiros na economia da cidade.

Para atender a população, sem colocar em risco os servidores, foram distribuídos equipamentos de proteção individual para profissionais da saúde e redobradas as medidas preventivas nas repartições públicas, como distanciamento social, uso de máscara facial e disponibilização de álcool em gel.

Para auxiliar nas estratégias de vigilância epidemiológica, foram implementadas várias ferramentas que mostram diariamente a evolução da doença, divulgando para a população todas as ações, decretos e aquisições, que também podem ser conferidas no Portal da Transparência da Prefeitura, que ganhou um site específico sobre o coronavírus.

PREVENÇÃO

Seguindo as medidas de prevenção das autoridades de saúde, e os decretos em vigência no âmbito municipal, a gestão reforça os cuidados preventivos e de higienização. Para minimizar os riscos a população deve evitar aglomerações desnecessárias, preservar e manter o distanciamento social seguro, lavar as mãos sempre que possível, utilizar álcool em gel e usar máscara facial sempre que for necessário sair de casa.