Saúde - Sexta-feira, 05 de Fevereiro de 2021

Vacinação Covid-19: Nota de Esclarecimento – Departamento Municipal de Saúde de Nazaré Paulista

o Departamento Municipal de Saúde, seguindo o princípio de absoluta transparência que deve imperar na gestão pública

Neste momento em que tem início no país o processo de imunização contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2), o Departamento Municipal de Saúde, seguindo o princípio de absoluta transparência que deve imperar na gestão pública, vem pela presente nota técnica esclarecer a toda a população que os critérios utilizados nesta primeira fase de imunização contra o coronavírus foram baseados em documentos técnicos produzidos pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado de São Paulo.

É sabido que não há, até o momento, doses suficientes para atender os grupos prioritários segundo os critérios para a vacinação, ou seja, pessoas de maior risco de contrair a infecção, por este motivo, a distribuição inicial de doses incorporou os seguintes grupos prioritários: Pessoas ≥ 60 anos residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas); pessoas a partir de 18 anos de idade portadoras de deficiência residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas); população indígena vivendo em terras indígenas; quilombolas e trabalhadores da saúde.  Estes definidos como todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios odontológicos, farmácias, laboratórios e outros. Compreendem os profissionais médicos, enfermeiros, odontólogos, nutricionista, fisioterapeutas, biólogos, terapeutas ocupacionais, profissionais da educação física, assistente social, farmacêuticos, fonoaudiólogos, seus respectivos técnicos e auxiliares, e os trabalhadores de apoio (recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares), ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde.

Conforme o Documento Técnico da Campanha de Vacinação Contra a Covid-19, “todos os trabalhadores da saúde serão contemplados com a vacinação, entretanto a ampliação desse público será gradativa, conforme disponibilidade de vacinas”.

Considerando a disponibilidade limitada das doses neste início de campanha, a distribuição inicial levou em conta a estimativa populacional dos trabalhadores de saúde, portanto, foi necessária uma ordem de priorização desse estrato populacional. Diante disto, as 110 doses disponibilizadas no primeiro lote foram aplicadas nos profissionais da linha de frente do Hospital Municipal e Centro de Saúde.

A segunda remessa de doses (90), recebida na semana passada, foram aplicadas nos idosos do Lar São Vicente de Paulo e seus colaboradores (cuidadores, enfermeiros, cozinheiras etc.), e na complementação da vacinação dos profissionais da rede municipal de Saúde.

Importante ressaltar que o município deverá no planejamento de distribuição da vacina, contemplar os serviços, municipais e privados. Assim, nesta Quinta-feira (04/02), iniciamos a vacinação do terceiro lote, com a aplicação de (60) dose, nos profissionais, auxiliares e técnicos dos serviços particulares de saúde do município (farmácias, consultórios odontológicos, clinicas etc).

Cabe informar que as pessoas acima dos sessenta anos, deverão receber a vacina em conformidade com as fases pré-definidas.

Passaremos informar semanalmente a programação da segunda fase, que terá início na próxima semana, onde serão incorporados os seguintes grupos:

• Idosos > 90 anos – a partir de 08/02/2021

• Idosos de 85 a 89 anos – a partir de 15/02/2021

Cabe esclarecer o caráter contínuo da vacinação, contemplando os grupos de forma cumulativa à medida que novas doses da vacina forem disponibilizadas, visando à vacinação dos grupos prioritários, segundo escalonamento previsto.

Destaca-se que caso se pretenda vacinar outros grupos não previstos, os grupos prioritários ficarão comprometidos e deixarão de ser vacinados, segundo a prioridade proposta.

Por fim, reforço que, por parte da Administração Municipal, todos os esforços estão sendo empenhados para disponibilizar o maior número possível de vacinas para a comunidade, respeitando, obviamente, os critérios prioritários em cada fase da campanha.