Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
“Projeto-piloto é desenvolvido pela Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) Regional Bragança Paulista, com enfoque na sanidade e qualidade dos alimentos”
A cadeia de vegetais frescos (frutas e olerícolas) tem extrema importância na região de abrangência de Bragança Paulista, estando presente em 100% dos municípios. Tendo em vista essa relevância, a CDRS Regional Bragança Paulista tem desenvolvido atividades focadas na Instrução Normativa Conjunta (INC) 02/2018. “Essa Normativa, de âmbito federal, publicada em fevereiro de 2018, define as normas da Rastreabilidade de Vegetais Frescos, a qual afeta profundamente as cadeias produtivas de frutas, hortaliças, raízes, bulbos e tubérculos, embalados ou não, começou a valer a partir de agosto para algumas culturas. Sendo assim, intensificamos nosso trabalho de esclarecer dúvidas e apoiar os produtores no cumprimento da legislação”, explica Walmir Carmino Pisciottano, diretor da CDRS Regional Bragança Paulista.
Walmir informa ainda que o trabalho foi dividido em duas etapas: “Até o mês de julho, focamos na divulgação da INC 02/2018, por meio de palestras e reuniões em parcerias com Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural, Conselho Regional, grupos de produtores e Sindicatos Rurais. A partir do mês de agosto, iniciamos um trabalho com projetos-piloto nos municípios da área de atuação da Regional”.
Segundo ele, o objetivo nesses projetos é aplicar na prática o chamado "Caderno de Campo", onde devem ser anotados dados de pulverização, colheita e destino dos produtos. “A ideia é estabelecer em cada município pelo menos duas propriedades com a rastreabilidade implantada efetivamente, para que os demais produtores tenham um modelo para visitar e entender melhor essa exigência da legislação brasileira”, ressalta Walmir.
Mais informações: (19) 3743-3870 ou 3743-3859
.
.
.
.