Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Nazaré Paulista, sexta-feira, 03 de dezembro de 2021 Telefone (11) 4597-1526

Atendimento Atendimento: Segunda a sexta-feira das 08:00 às 16:00

Quin
02/12
Chuvas Isoladas
Máx 29 °C
Min 19 °C
Índice UV
13.0
Sext
03/12
Parcialmente Nublado
Máx 22 °C
Min 18 °C
Índice UV
13.0
Sáb
04/12
Parcialmente Nublado
Máx 25 °C
Min 16 °C
Índice UV
13.0
Domi
05/12
Chuvas Isoladas
Máx 27 °C
Min 15 °C
Índice UV
13.0

Desenvolvimento Urbano - Terça-feira, 09 de Abril de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Participantes inscritos no Cadúnico têm direito à isenção do Enem 2019 (Até dia 10 de Abril de 2019)

O prazo para pedido de isenção está aberto até 10 de abril e deve ser realizado no sistema do Enem: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/isencao.


Participantes inscritos no Cadúnico têm direito à isenção do Enem 2019 (Até dia 10 de Abril de 2019)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tornou-se a segunda maior prova aplicada no mundo. O aumento de sua popularidade se deve ao fato de suas notas serem usadas como forma de ingresso em universidades e institutos públicos; concessão de bolsas de estudo no ProUni e financiamento estudantil no FIES, além de outras possibilidades como estudar em Portugal.

O ENEM NÃO É GRATUITO, já que os gastos com as provas são altos. Mesmo sendo um valor inferior aos principais vestibulares do Brasil, muitas pessoas não possuem condições de arcar com os custos para se inscrever. Em 2019, a taxa é de R$ 85,00. Pensando nisso, o Ministério da Educação (MEC) estabeleceu critérios para gratuidade da taxa para determinados grupos sociais, se baseando sempre na renda e na escolaridade dos participantes. Mais de 70% dos inscritos são contemplados com a isenção e não precisam pagar nada para fazer as provas.

QUEM TEM DIREITO?

->BENEFICIADOS PELA LEI FEDERAL Nº 12.799/2013: essa categoria é para estudantes de escolas públicas ou bolsistas integrais de colégios particulares que tenham renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

->INSCRITOS NO CADASTRO ÚNICO PARA PROGRAMAS SOCIAIS DO GOVERNO FEDERAL (CADÚNICO): os inscritos no CadÚnico são amparados pelo Decreto nº 6.135/2007, que concede isenção para participantes com renda familiar de meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar total de até três salários mínimos. É preciso ter um Número de Identificação (NIS) válido para que a consulta seja feita na Receita Federal.

-->ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS: esses ganham isenção automaticamente quando fazem a inscrição no Enem

COMO PEDIR A ISENÇÃO?

Estudantes de família de baixa renda que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) também podem solicitar isenção da taxa de inscrição de quem estiver incluído no CadÚnico e deve informar o Número de Identificação Social (NIS) de acordo com o Decreto nº 6.135/2007.

O benefício do CadÚnico é disponibilizado as famílias que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que tenham renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. O prazo para pedido de isenção está aberto até 10 de abril e deve ser realizado no sistema do Enem: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/isencao.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Prefeitura do Município de Interesse Turístico de Nazaré Paulista - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.