Saúde - Sábado, 05 de Agosto de 2017

Nova Base do SAMU é Inaugurada em Nazaré Paulista

O município de Nazaré Paulista, através do Departamento de Saúde, inaugurou na tarde desta sexta-feira (04) a nova base descentralizada do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A base está localizada anexa ao Hospital Municipal, na parte externa ao centro cirúrgico.

Com estrutura bem montada, que conta com sala de recepção, alojamento, cozinha e garagem, além dos profissionais qualificados, a nova base vai propiciar ao município aumento dos recursos financeiros após o processo de qualificação.

O serviço tem como finalidade prestar socorro à população em casos de urgência e emergência com mais rapidez. O SAMU hoje consegue reduzir o número de óbitos, tempo de internação hospitalar e sequelas decorrentes da falta de um socorro em tempo hábil.

“No início do ano fomos alertados pelo Serviço Regional de Bragança que o município receberia a visita de técnicos do MS (Ministério da Saúde), e que a base não passaria na vistoria, tendo em vista as inúmeras irregularidades apontadas, portanto o município perderia os R$ 13.000,00 (treze mil reais) referentes ao custeio mensal. Em uma ação conjunta dos departamentos de obras e serviços o município realizou um mutirão, reutilizou as estruturas do hospital que não eram devidamente utilizadas e hoje reinauguramos a nova base com a possibilidade da qualificação e com isso aumento do repasse para R$ 21.000,00 (vinte um mil reais), e a entrega de novas viaturas. Vale ressaltar que as estruturas internas do Centro Cirúrgico foram mantidas, contamos com duas salas de cirurgia para pequenos procedimentos e parto normal, vestiário e central de materiais”, Comentou o prefeito.

Urgência.

O Samu deve ser chamado somente em casos de urgência e emergência pelo número 192. O cidadão será atendido por técnicos de enfermagem treinados e por médicos reguladores que o orientam ou enviam uma unidade móvel para o atendimento. O serviço atenderá os seguintes chamados: ocorrência de problemas cardiorrespiratórios, caso de intoxicação, de queimaduras graves, ocorrência de maus tratos, trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto, caso de tentativas de suicídio, crises hipertensivas, acidentes/traumas com vítimas, casos de afogamentos, de choque elétrico, acidentes com produtos perigosos e transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte. (Por: Departamento Municipal de Saúde)