Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
Nazaré Paulista
PORTAL DO CIDADÃO
MUNICÍPIO DE NAZARÉ PAULISTA
MUNICÍPIO DE NAZARÉ PAULISTA
Data: 07/03/2018 Hora: 17:25:00
Prefeito de Nazaré Paulista participa da inauguração de obra que amplia segurança hídrica

Transposição das represas Atibainha-Jaguari

O prefeito municipal de Nazaré Paulista participou neste sábado (03) da inauguração da obra da transposição Atibainha-Jaguari, juntamente com o governador Geraldo Alckmin, Deputados estaduais Edmir Chedid e Gileno Gomes, vereadores municipais, prefeitos e demais autoridades da região. A Interligação Jaguari-Atibainha conecta duas bacias hidrográficas distintas, permitindo transferir água de uma região para a outra.  .

Será possível transferir até 162 bilhões de litros de água por ano para o Cantareira – volume equivalente a uma represa Guarapiranga cheia. Dessa forma, haverá mais água disponível para o abastecimento da capital e da Grande São Paulo. Além disso, a Região Metropolitana de Campinas será beneficiada com a maior segurança hídrica no Cantareira, já que essas cidades captam a água que é liberada da represa para o Rio Atibainha, que avança pela região.
O sentido inverso está em fase final de construção. Aproveitando o mesmo túnel e a mesma adutora, a água da represa Atibainha poderá também ser bombeada até a represa Jaguari, que pertence à bacia do Paraíba do Sul. Dessa forma, aumentará a segurança hídrica de todas as cidades que captam água dessa bacia. Isso inclui o Vale do Paraíba e a Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Serão até 12.200 litros de água por segundo nesse sentido.

O prefeito em seu discurso elogiou o Governador Geraldo Alckmin pelo trabalho junto ao Governo do Estado e pelas obras das represas Atibainha-Jaguari, afirmou que essa obra garantirá ainda mais nosso Turismo Local, pois a represa não sofrerá mais como sofreu na estiagem de alguns anos atrás. Salientou a importância dos municípios que possuem mananciais de água receberam contrapartida por isso, uma vez que temos nosso crescimento restrito devido aos reservatórios. Também comentou sobre a liberação de recursos para recape na estrada do Cuiabá (aproximadamente R$ 800.000,00) cumprindo seu compromisso com a nossa cidade. “Agradecemos todos pela presença, autoridades e vereadores do nosso município que compartilharam esse momento histórico com a gente!”, finalizou o prefeito.

 

 

Enviar esta notícia para um amigo

Reportar erro

Data: 07-03-2018 17:25:00